fbpx

FRICON | Na revista Mundo Português

ENTREVISTA>>

UMA DAS MAIORES EMPRESAS PORTUGUESAS NA ÁREA DE FRIO DOMÉSTICO, INDUSTRIAL E COMERCIAL.

A FRICON é uma empresa que sempre primou pelo pioneirismo no mercado português, tendo sido fundada por Artur Martins de Azevedo, um homem com grande dinamismo e espírito empreendedor.

Sediada em Touguinha, Concelho de Vila do Conde, de onde era natural, foi aí que viria a dar corpo ao seu projecto no ano de 1976, começando desde logo a conhecer bastante bem o sucesso dos equipamentos que produzia naquela unidade produtiva, vocacionados para o segmento doméstico, quer seja para a refrigeração ou congelação, tendo evoluído para a conservação de gelados e por fim para a conservação de produtos alimentares na área da distribuição alimentar.

Para Hércules Zurita, Business Development Director da empresa, o fundador da FRICON “era um homem muito ligado ao terreno, muito ligado ao que se faz efectivamente, e dava muita importância a ter a família dentro do negócio”.

Desde a sua fundação (1976 em Portugal e 1995 no Brasil) que a FRICON procurou ao longo dos anos dar aos seus clientes a primazia da sua acção, através da qualidade dos seus produtos, e na capacidade de se renovar, o que a veio a tornar numa das empresas mais reconhecidas no seu ramo a nível nacional e internacional. De tal forma que a exportação foi ganhando uma dimensão cada vez mais acentuada, consequência desse trabalho até aos dias de hoje em que a fatia do mercado internacional se situa nos 80/ 90 por cento o que foi um trunfo muito importante na crise de 2011 e 2013 “quando a empresa já estava muito focalizada nos mercados externos e portanto passou relativamente incólume pela crise, – recorda Isabel Azevedo, filha do fundador e actual Managing Director da empresa.

Sustentabilidade e eficiência energética

Hoje em dia a FRICON preocupa-se constantemente em manter, e se possível elevar, os altíssimos padrões de qualidade que tem vindo a desenvolver ao longo dos anos. Por isso dos técnicos aos administradores, da produção às equipas de montagem, a empresa conta com pessoal especializado na busca constante da melhoria contínua dos produtos que põe no mercado.

No seu dia-a-dia dá uma importância fundamental à sustentabilidade e eficiência energética, assim como as questões ambientais e do desenvolvimento sustentável são assuntos de preocupação central na FRICON.

Nesse sentido a empresa investiu recentemente mais de 1,5 milhões de euros no centro de I&D, dedicado à inovação nos segmentos de frio para refrigeração e conservação bem como na renovação de equipamentos produtivos.

Este Centro é um projecto exclusivamente concebido para o desenvolvimento de novos produtos e testar a sua performance, designadamente testes de fiabilidade, verificação de consumos energéticos reais, medição de temperatura, testes de comportamento dos equipamentos de acordo com a classe climática para os quais foram desenvolvidos, entre outros.

A FRICON no Brasil

Na sequência do sucesso alcançado a FRICON resolve abrir uma unidade de produção no Brasil. Artur Martins de Azevedo o fundador da empresa já o tinha pensado em 1976. Para a filha Isabel Azevedo, ainda bem que não o fez porque não era o tempo “optou por Portugal e só passados 20 anos de cá estar é que ponderou finalmente abrir no Brasil, porque o mercado de fato tinha sustentação em termos de procura tanto local como periférica. Na altura em que a fábrica foi aberta no Brasil, já fornecia os mercados da América do Sul, no entanto a procura foi tão grande em termos do mercado interno no Brasil que pouco exporta para mercados estrangeiros”.

O fundador da empresa sempre achou muito importante, para o sucesso do projecto, manter a base familiar da empresa, e por isso achou que tinha de ter alguém da família a acompanhar de perto aquele investimento. Acabou por ser o filho, Rui Azevedo, na época à beira de completar 30 anos que abraçou o projecto e foi para o Brasil, onde permanece até hoje.

Actualmente entre Portugal e Brasil a empresa regista um volume de negócios da ordem dos 100 milhões de euros, com cerca de 850 colaboradores.

PME Excelência 2015

Por todos estes atributos a FRICON conquistou em 2015 o prémio PME Excelência, isto tendo em atenção o aumento da sua facturação, e todas as inovações de que a empresa tem dotado a sua produção, o que não deixou de ter um significado especial na altura em que a empresa comemora 40 anos de existência e vê reconhecido desta forma o seu trabalho que tem sabido manter e desenvolver altos padrões competitivos e contributos decisivos na criação de riqueza e de emprego nas regiões onde se insere.

2018-05-10T08:17:00+00:00 Jul 14, 2016|