fbpx

Conservação de alimentos – Tipos de refrigeração e impacto

Sabia que, existem dois tipos de refrigeração aplicados aos equipamentos de uso comercial, cujo modo de funcionamento é ajustado a diferentes contextos de uso?

Neste artigo da Fricon, conheça os sistemas de refrigeração estática e ventilada, através da partilha das suas características técnicas e benefícios específicos.

Na conservação de alimentos em estabelecimentos comerciais, entender os diferentes tipos de refrigeração é fundamental para garantir o melhor custo-benefício no uso dos equipamentos.

Conheça a refrigeração estática e refrigeração ventilada e saiba quando utilizar cada tipo! Aqui, vamos analisar quais fatores que influenciam a escolha mais apropriada, e que dependem das necessidades do seu seu negócio.

Tipos de refrigeração e a sua influência na conservação de alimentos

Já assistiu à saída de clientes de um espaço, simplesmente porque as bebidas não estão devidamente frescas? Ou então você entrar numa frutaria recém inaugurada, repleta de promoções tentadoras, mas com os produtos de uma seção específica apresentam o aspeto de queimado na casca?

Os dois exemplos acima ilustram como a conservação de alimentos e bebidas impacta não apenas na qualidade dos produtos, mas também no serviço oferecido aos clientes.

Saber escolher o equipamento com o tipo de refrigeração mais adequado – seja a estática ou ventilada – em diferentes situações é fundamental para o bom desempenho do seu negócio.

Refrigeração estática e refrigeração ventilada em equipamentos comerciais

Tanto a refrigeração estática quanto a ventilada são eficientes, mas cada uma tem suas particularidades e estas necessitam ser compreendidas nos diferentes contextos. A escolha do mais indicado vai depender da necessidade à qual o equipamento necessita responder.

Não será correto, por exemplo, afirmar que um equipamento consome mais energia do que o outro, apenas devido à sua tecnologia de refrigeração.

É necessário levar outros aspetos em consideração, tais como:

  • capacidade liquida do equipamento;
  • carga térmica requerida;
  • tipo de produto armazenado;
  • tecnologia e características do equipamento.

Um equipamento com refrigeração ventilada, por exemplo, tem poder de refrigeração três vezes superior, podendo refrigerar os produtos mais rapidamente. No entanto, essa potência pode ser prejudicial na conservação de alimentos, como carnes sem embalagens e hortaliças folhosas, por exemplo.

Por outro lado, é possível chegar às mesmas temperaturas, ou até mais baixas, com um equipamento de refrigeração estática. Porém, o tempo para atingir a mesma carga térmica será maior.

1. Refrigeração estática

Nesta tipologia de sistema, a refrigeração acontece a partir da gradual troca térmica gerada nas paredes internas do equipamento e os produtos acondicionados no seu interior. Para o arrefecimento de cada item, é necessário que exista contato direto deles com as paredes, sendo o tipo de refrigeração mais utilizado nos expositores de gelados horizontais e como polpa de frutas, por exemplo.

Contudo, como a conservação ou congelação é realizada por meio do contato, não é recomendado para conservação de alimentos como frutas e vegetais frescos, pois o contato direto com o frio prejudica a qualidade e deixa sua aparência com um aspeto queimado.

2. Refrigeração ventilada

Além de um poder de refrigeração maior, esta, é feita de maneira mais uniforme por todo o interior do equipamento, não sendo necessário o contato direto dos produtos com as paredes do equipamento. Isso, graças a um micro ventilador que lança ar junto às serpentinas do condensador, provocando uma arrefecimento e circulação de ar dentro do equipamento.

Nos equipamentos de venda por impulso, por exemplo, a refrigeração é ventilada com fluxo de ar contínuo ascendente, refrigerando mais rapidamente o produto e criando uma cortina de ar, que funciona como barreira térmica com o exterior, aumentado a eficiência energética do equipamento.

Exemplos de refrigeração estática ou refrigeração ventilada em equipamentos Fricon

Agora que analisámos as diferenças de funcionamento dos dois tipos de refrigeração – estática e ventilada –, podemos perceber algo muito importante: para conservar diferentes tipos de produtos da maneira mais adequada e com maior eficiência, é provável que o seu estabelecimento comercial necessite de equipamentos dos dois tipos.

Vejamos abaixo alguns exemplos de equipamentos de refrigeração estática e refrigeração ventilada.

Na Fricon desenvolvemos soluções que se ajustam às necessidades específicas dos negócios com o melhor custo-benefício.

  • Checkout – solução de refrigeração ventilada para bebidas ou frescos
  • Coolcell – solução de refrigeração ventilada para bebidas ou frescos
  • THG – solução de conservação de alimentos estática para gelados e congelados
  • HCE – solução de conservação de alimentos estática para gelados e congelados

O seu cliente espera comprar produtos de qualidade e em excelente estado de conservação de alimentos, por isso, na hora de adquirir um produto de qualidade, seja com sistema de refrigeração estática ou por ar forçado, conte com as soluções de uma empresa referência mundial no segmento. A Fricon tem o equipamento ideal para o seu negócio.

Este artigo foi útil? Verifique outros artigos semelhantes no nosso website.

2021-03-18T12:47:11+00:00 Fev 10, 2021|