fbpx

Eficiência e baixo consumo energético em soluções de refrigeração

Eficiência energética e baixo consumo energético nas soluções de refrigeração.

Saiba qual a relação entre eficiência energética e baixo consumo energético nos equipamento de refrigeração neste conteúdo exclusivo Fricon. Conheça ainda, soluções que reduzem até 55% o consumo energético.

O mercado global solicita soluções que garantam uma redução no consumo energético em equipamentos de refrigeração, mas também que contribuam para eficiência energética do ponto de venda no sentido de uma sustentabilidade do meio ambiente. Como se relacionam estes dois conceitos – eficiência energética e economia de energia?

Na Fricon temos como objetivo estar na vanguarda da inovação tecnológica em refrigeração e conservação de alimentos, pelo que, desenvolvemos este artigo para ajudar na compreensão da importância deste tema, na sua vida e no seu negócio.

Consumo de energia em equipamentos de refrigeração

Na grande maioria dos estabelecimentos comerciais, o maior custo operacional é com o consumo de energia elétrica associada aos sistemas de refrigeração. Dependendo do equipamento e da sua utilização, esta pode representar entre 30 a 50% da conta de energia no final do mês.

Para além do impacto económico-financeiro do consumo de energético em maior escala, o uso de equipamentos de refrigeração com tecnologia de baixa eficiência tem impacto direto e indireto nos requisitos de sustentabilidade ambiental. Exemplos desses efeitos são a emissão de gases estufa e a necessidade de maiores investimentos económicos e de recursos naturais para a geração e distribuição energética.

Perante esta realidade, surge um dilema: como minimizar o consumo de energia elétrica, sem ter que diminuir a capacidade de operação do ponto de venda e melhorar a sustentabilidade ambiental?

Eficiência energética: impactos muito além da economia de energia

Tendo em conta este cenário as empresas de referência no setor de refrigeração estão cada vez mais empenhadas na procura da eficiência tecnológica. No entanto, a meta não é apenas a redução no consumo energético dos equipamentos: a perspetiva macro da eficiência energética de sistemas, edifícios, processos e equipamentos necessita ter em linha de conta, também:

  • redução do uso de recursos naturais;
  • redução dos níveis de emissão de gases estufa;
  • uso racional de equipamentos energéticos;
  • menor investimento em parques de produção energética;
  • conscientização em relação à sustentabilidade.
No âmbito de eficiência energética, é necessária contemplar todos os tópicos acima, mas sem diminuir a competitividade das empresas. Note como a economia de energia em equipamentos de refrigeração é apenas um dos objetivos a serem alcançados com o desenvolvimento de novas tecnologias energeticamente eficientes.

Tecnologia aliada à eficiência energética em equipamentos de refrigeração

No geral, são os compressores os maiores responsáveis pelo consumo de energia em equipamentos de refrigeração. Nesse sentido, a Fricon mantém o seu papel de destaque na busca por inovações tecnológicas, tendo codesenvolvido soluções que aliam os sistemas Inverter (velocidade variável) e Bivolt.

A aplicação dos inversores de frequência nos acionamentos e controles de velocidade variável permite à Fricon desenvolver equipamentos com até 55% menor consumo e maior eficiência energética.

Enquanto que em modelos convencionais o compressor desliga e liga no seu consumo máximo, gerando altos picos de energia e aumentando o consumo energético, o compressor Inverter é semelhante ao acelerador de um carro. Ele desacelera quando a exigência de frio é menor e acelera quando tem necessidade de maior resfriamento – mantendo a temperatura mais estável durante o processo.

Já a tecnologia Bivolt, quando aplicada ao compressor Inverter, permite que ele trabalhe com uma maior amplitude de tensão (o dobro da convencional), garantindo que a aplicação seguirá funcionando mesmo com picos de tensão e linhas de energia instáveis.

Veja alguns dos benefícios obtidos com a utilização simultânea dessas duas tecnologias, uma exclusividade das soluções em refrigeração da Fricon:

  1. Estabilidade do fluxo de energia: a escala mais longa da tensão de funcionamento assegura a estabilidade operacional, reduzindo o risco de dano e aumentando o tempo de funcionamento (uma vida mais longa);
  2. Eficiência energética: o motor do compressor Inverter tem a velocidade variável, ajustando a energia de acordo com a necessidade para refrigerar, reduzindo o consumo elétrico;
  3. Economia: como a velocidade é menor, a energia necessária também é menor. Assim, o consumo pode ser reduzido em até 55% quando comparado ao de sistemas similares;
  4. Sustentabilidade: o gás refrigerante natural R-290 (propano), é o gás mais eficiente e com menor impacto ambiental. Reduz em aproximadamente 12% o consumo energético comparado aos equipamentos com gás R404a.

Esperamos ter contribuído para seu melhor entendimento sobre a relação entre eficiência energética e baixo consumo energético em equipamentos de refrigeração.

Este artigo foi útil para você? Então acompanhe nossas publicações no blog para ler outros conteúdos relevantes da Fricon!

2021-05-10T16:51:30+00:00 Abr 29, 2021|