Informações Úteis

Informações Úteis 2017-12-18T11:48:13+00:00
Quais as versões existentes para a gama SMR? 2017-12-13T14:47:40+00:00

25Na gama a SMR existem as seguintes gamas:

MD (descongelação manual)

Trata-se da versão mais básica que a FRICON oferece aos seus clientes.

Estamos perante equipamentos que conservam alimentos a temperaturas negativas.

Perante este equipamento, para se proceder à sua descongelação, o mesmo deverá ser desligado da corrente eléctrica.

Quando ligada à corrente eléctrica o compressor trabalha até que o equipamento atinga uma determinada temperatura desejada (exemplo: -20ºC). Após ter atingido essa temperatura, o compressor desliga durante o período de histerese (até atingir por exemplo -18ºC).

O procedimento associado a este tipo de versão implica um esforço superior do compressor, que consequentemente se traduz num maior consumo de energia quando comparativamente com as restantes versões.

AD (automatic defrost)

Aqui estamos perante a versão mais evoluída, logo de seguida à versão MD.

Neste caso, o equipamento não necessita de ser desligado da corrente eléctrica para proceder à descongelação das suas paredes internas. A descongelação ocorre automaticamente através dum circuito de gás quente onde o gelo acumulado nas paredes internas é derretido mantendo-as limpas, garantindo uma maior eficiência energética ao consumidor. Os equipamentos estão programados para realizarem uma descongelação automática cada 24h, porém, caso o cliente pretenda pode definir até 6 descongelações automáticas / dia.

O processo de descongelação é bastante célere (cerca de 20 minutos) e garante a qualidade dos bens armazenados no interior da conservadora.

Quando ligada à corrente eléctrica o compressor trabalha até que o equipamento atinga uma determinada temperatura desejada (exemplo: -20ºC). Após ter atingido essa temperature, o compressor desliga durante o período de histerese (até atingir por exemplo -18ºC).

AD/VS (automatic defrost / variable speed) or VCC (variable capacity compressor)

Esta versão é a mais avançada e eficiente dos produtos FRICON.

Igualmente à versão AD, também esta versão não necessita de ser desligada da corrente eléctrica para proceder à descongelação das paredes internas das conservadoras. A descongelação ocorre automaticamente através dum circuito de gás quente onde o gelo acumulado nas paredes internas é derretido mantendo-as limpas, garantindo uma maior eficiência energética ao consumidor. Os equipamentos estão programados para realizarem uma descongelação automática cada 24h, porém, caso o cliente pretenda pode definir até 6 descongelações automáticas / dia.

O processo de descongelação é bastante célere (cerca de 20 minutos) e garante a qualidade dos bens armazenados no interior da conservadora.

Quando a conservadora atinge a temperatura desejada (exemplo: -20ºC) o compressor reduz a velocidade e desliga menos vezes. Esta performance evita esforços adicionais de performance do compressor, contribuindo para uma elevada poupança energética, tornando o equipamento mais eficiente.

A versão ADVS / VCC contribui para uma poupança no M/L Prazo garantindo um turnover ao consumidor mais rápido que qualquer outra versão.

Qual o consumos dos equipamentos? 2016-03-25T18:13:14+00:00

Os consumos variam em função de cada produto, como tal, poderá encontrar a informação na etiqueta de características e na ficha técnica de cada equipamento.

Quais os valores para reparar um equipamento que já se encontra fora de garantia? 2017-12-13T14:47:40+00:00

O valor para a reparação de um equipamento FRICON fora de garantia, está tabelado, em função da distância e local de reparação, conforme tabela abaixo. No entanto deverá consultar a assistência técnica para confirmar os valores para a referida reparação, pois os valores podem sofrer alterações.

Reparação em casa do clienteReparação na oficina
Deslocação*50€*70€
Acima de 30km acresce *0,40€/kmAcima de 30km acresce *0,80€/km
Mão-de-Obra*50€ *50€
*Valores sujeitos a alteração.

No custo de mão-de-obra estão incluídos os seguintes serviços:

  • Carga de gás;
  • Filtro;
  • Termóstato;
  • Lâmpadas e sinalizadores;
  • Grelhas e prateleiras;
  • Limpeza / Teste;
  • Ventiladores;
  • Cabos de alimentação;
  • Rodízios e deslizadores;
  • Puxadores;
  • Moto ventiladores;
  • Evaporador / Placa

Para além dos serviços incluídos desta tabela, e caso seja necessário, será adicionado o valor dos seguintes componentes:

  • Compressor ;
  • Tampas/Portas
  • Condensador;
  • Centralina / Controlador
Para que condições de temperatura e humidade os equipamentos estão preparados? 2016-02-03T11:45:24+00:00

As condições de temperatura e humidade variam em função de cada produto, sendo assim, esta informação consta na etiqueta de características e na ficha técnica de cada equipamento.

Quais os parâmetros do controlador que poderão ser personalizados? 2016-02-03T11:46:07+00:00

Os parâmetros mais comuns são: temperatura de referência; intervalo de oscilação temperatura; tempo e horários de descongelações e alarme de temperatura.

Os equipamentos podem ser ligados a uma rede de dados? 2016-02-03T11:46:44+00:00

Sim, todos os equipamentos FRICON com controlador electrónico podem ser ligados a uma rede Modbus para monitorização.

A gama de produtos de supermercados (SMR), podem ser alterados de congelação para refrigeração? 2016-02-03T15:13:08+00:00

Sim, os equipamentos SMR´s FRICON podem ser alterados de congelação para refrigeração desde que possuam controlador electrónico.

Qual a diferença entre um congelador e um conservador? 2016-02-03T11:48:08+00:00

Os equipamentos designados por congeladores estão dimensionados para receber produtos à temperatura ambiente e congela-los rapidamente enquanto que os conservadores são concebidos para receber produtos pré-congelados e manter os produtos nas mesmas condições de acordo com a temperatura de utilização do equipamento.

 

 

Como devo contactar a Frigocon, S.A. para esclarecer uma dúvida? 2016-02-03T11:51:09+00:00

Para dúvidas de assistência técnica FRICON, pode contactar via e-mail ou telefone para:

assistência.tecnica@fricon.pt

tlf.: +351 252 640 196 (AT)

Para dúvidas relacionadas com o funcionamento/reparação /aquisição/preços dos equipamentos FRICON, pode contactar:

geral@fricon.pt

Tlf.: +351 252 640 140

M: +351 961 980 000

Quais os prazos de garantia? 2017-12-13T14:47:40+00:00

Os prazos de garantia estão de acordo com decreto de lei actual em vigor. 

24 meses para clientes particulares;

6 meses para clientes comerciais ou industriais.

*A garantia só cobre defeitos de fabrico.

Condições Gerais de Grantia

Quais os países para onde exportam? 2016-02-03T10:51:57+00:00

A FRICON exporta para mais de 50 países em todo o mundo, estando presente nos 5 continentes.

Quais os gases refrigerantes associados aos diversos equipamentos? 2016-02-03T11:53:00+00:00

Os gases refrigerantes utilizados nos equipamentos FRICON variam em função do referido equipamento, como tal, essa informação consta na etiqueta de características e na ficha técnica de cada produto.

As questões ambientais e do desenvolvimento sustentável são temas prioritários para o grupo FRICON, por esse facto são seleccionados os refrigerantes tendo em consideração as implicações ambientais.

 

Quais os principais fornecedores de compressores e controladores da FRICON? 2017-12-13T14:47:40+00:00

Os fornecedores FRICON são seleccionados de acordo com requisitos técnico que garantam a total satisfação dos nossos clientes.

Os principais fornecedores para compressores e controladores são:

Compressores:  Embraco e Danfoss

Controladores:  Carel e Danfoss.

 

É possível personalizar os equipamentos? 2017-12-13T14:48:18+00:00

Sim, todos os equipamentos FRICON podem ser personalizados de acordo com o layout pré-definido pelo cliente.

Tenho uma avaria num equipamento FRICON, quem e como devo contactar para um serviço de assistência? 2016-02-03T11:54:47+00:00

No caso de avaria de um equipamento FRICON, pode contactar o serviço de Assistência Técnica FRICON.

Pode contactar via e-mail ou por telefone.

e-mail: assistencia.tecnica@fricon.pt

tlf.: 252 640 196

No contacto, deve mencionar qual a avaria e respectivos dados do equipamento (modelo e nº de série), juntamente com o comprativo de compra para validar garantia e contacto telefónico.

Fazem envios à cobrança? 2016-02-03T11:36:00+00:00

Sim, via CTT até 2Kg; via transportador a partir de 2Kg.

 

Onde posso comprar acessórios da marca FRICON? 2016-02-25T14:37:53+00:00

Poderá adquirir acessórios FRICON via e-mail.

Para tal, deverá anexar o formulário ” Pedido de Acessórios” devidamente preenchido.

Formulário: Pedido de Acessórios

E-mail: posvenda@fricon.pt

 

Qual o número mínimo de equipamentos a encomendar? 2016-02-03T11:39:12+00:00

O número mínimo de encomenda esta sujeito a análise, por norma um contentor completo ou camião completo.