fbpx

O impacto dos gases refrigerantes utilizados na indústria da refrigeração | Fricon

O impacto ambiental causado por alguns gases refrigerantes é um tema cada vez mais presente e delicado, de grande importância para a Fricon.

O que são gases refrigerantes? E para que são usados os gases refrigerantes?

Gases refrigerantes, também conhecidos por fluído refrigerante é um produto químico, utilizado em equipamentos de refrigeração e climatização.
Este gás, que passa de estado líquido a estado gasoso, tem como função a absorção de calor e resfriamento do ambiente.

Quais são os gases mais utilizados?

Durante vários anos, os gases mais comuns utilizados na refrigeração de equipamentos de frio comercial eram os CFC’s. Por motivos ambientais, os CFC’s começaram a ser substituídos por HFCF’s e HFC’s (Hidrofluorcarbonetos) em algumas indústrias.

Na indústria do frio comercial os gases refrigerantes mais utilizados ao longo dos anos foram os R404a, R134a, R600a e R290.

Qual o impacto dos gases de refrigeração no ambiente?

A Fricon liderou a introdução dos gases refrigerantes naturais na Europa há cerca de 2 décadas, na produção de soluções de refrigeração comercial.

Atualmente, a Fricon utiliza gases refrigerantes naturais (R290 e R600a) em cerca de 90% das suas soluções, aumentando a eficiência e reduzindo drasticamente o impacto ambiental dos seus equipamentos.
Ambos os gases R290 e R600a apresentam um potencial de aquecimento global de 3, extremamente baixo quando comparado com a maior parte dos restantes gases, e um potencial de destruição do ozono de 0 (zero).

tabela de impacto ambiental dos gases refrigerantes GWP

Qualquer gás com GWP inferior a 150 é considerado baixo impacto, entre 150 e 2500 de médio impacto e superior a 2500 de alto impacto.

Desta forma, ao longo dos anos a Fricon tem vindo a aplicar esforço na redução do seu impacto no ambiente, vindo a posicionar-se como uma marca cada mais vez eco-friendly.

Alinhado com o drive de desenvolvimento de soluções cada vez mais sustentáveis, e antecipando a aplicação de normas mais apertadas no que respeita a utilização de gases refrigerantes.

Prova disso é a utilização do gás mais eficiente e menos nocivo (R290), atualmente aplicados nos equipamentos de refrigeração comercial Fricon.

2021-10-06T16:10:37+00:00 Jun 06, 2021|