A empresa investiu cerca de 1,5 milhões de euros no seu Centro de Investigação e Desenvolvimento, o qual será dedicado à inovação nos segmentos de frio para refrigeração e conservação.
Uma nova unidade de Investigação e Desenvolvimento vai nascer em Vila do Conde.
O investimento vai dotar a empresa Fricon de um laboratório próprio dedicado à inovação tecnológica no segmento dos equipamentos de frio para refrigeração e conservação de alimentos e bebidas.
A inauguração da nova área com 500 metros quadrados acontece no próximo dia 21 de Março contando com a presença de parceiros e clientes de várias nacionalidades dos quatro cantos do mundo, num evento com espaço ainda para a reflexão sobre o “Futuro do Setor do Retalho”.
O Centro I&D Fricon é um projecto exclusivamente concebido para desenvolver novos produtos e testar a sua performance, designadamente testes de fiabilidade, verificação de consumos energéticos reais, medição de temperatura, testes de comportamento dos equipamentos de acordo com a classe climática para os quais foram desenvolvidos, entre outros. O investimento integra um projecto mais amplo de ordem estrutural, operacional, técnica e de desenvolvimento que ascendeu a mais de 1,5 milhões de euros.
Para o mercado, o maior benefício é a certeza de aquisição de equipamentos inovadores, rigorosamente testados e certificados. Para a Fricon, que é presidida por Abília Azevedo, esta é a oportunidade ideal para reforçar o seu posicionamento de excelência e qualidade, em toda a sua gama de produtos.
A par do reforço na inovação, aprimorar o conceito de maior eficiência energética continua a ser um dos principais objetivos da Fricon – o que já resultou no lançamento de um sistema de equipamentos de conservação em formato de “ilha” com tecnologia Plug-in, uma solução chave-na-mão, em que “basta ligar na tomada e está a fazer frio”.
Entre Vila do Conde e Brasil
Presente no dia-a-dia dos portugueses desde 1976, a Fricon está sediada em Vila do Conde, contando com uma outra unidade fabril no Brasil desde 1995. As empresas nasceram sob o impulso de Artur Martins de Azevedo e são hoje continuadas pelos seus familiares.
Habituada a “prever os caminhos do frio”, a aposta da empresa em áreas de atuação complementares abrange o setor doméstico, de bebidas, de congelados e, de forma muito especializada, a produção de equipamentos para o “retail”. Os seus equipamentos estão distribuídos por todo o mundo. Entre os clientes que escolhem Fricon para congelar, refrigerar e conservar os seus produtos, estão Grupos como a Unilever, Jerónimo Martins, Sonae, Carrefour, Cencosud, Wal-Mart, Intermarché, Danone, Coca-Cola, Nestlé, Schincariol, Itaipava, Unicer, Heineken, entre outros.
Entre Portugal e Brasil, a empresa regista um volume de negócios na ordem dos 119,5 milhões de euros, a maioria dos quais – cerca de 100 milhões de euros – através da empresa brasileira, a Mercofricon, instalada no município do Paulista, Estado de Pernambuco. A unidade portuguesa emprega 200 funcionários, enquanto a brasileira emprega 800 funcionários.