fbpx

5 dicas para o seu equipamento de refrigeração durar mais tempo

Aquando da aquisição de um equipamento de refrigeração, seja ele qual for, temos sempre em mente ao objetivo de o manter o mais longo período possível. Este artigo tem como intuito, auxiliá-lo naquelas que são as melhores práticas para que o seu equipamento dure o maior tempo possível.
O uso adequado de um equipamento de refrigeração comercial aumenta a vida útil e eficiência mas, também, reduz eventuais despesas com manutenção corretiva associada à sua utilização.
Sabia que, por exemplo, utilizar o refrigerador de maneira inadequada é um dos principais fatores para o consumo energético acima do normal?
Em alguns estabelecimentos comerciais, como supermercados, restaurantes ou similares, o uso inadequado do equipamento pode levar a um desempenho ineficiente, o que pode resultar num aumento de até 50% no seu consumo de energia mensal.
Com o objetivo de o apoiar na utilização correta do seu equipamento de refrigeração no seu estabelecimento comercial, elaboramos este conteúdo com 5 dicas essenciais de boas práticas para seus equipamentos durarem muito mais. Confira todas agora!

1. Utilize o seu equipamento de refrigeração da forma correta

Como?

Antes de utilizar o seu equipamento pela primeira vez, deve deixá-lo ligado entre 2 a 4 horas, para que este possa aquecer (ou melhor, arrefecer). Só depois deverá colocar todos os produtos no interior.
Este período de 2 a 4 horas deverá também ser tido em conta, sempre que realizar uma limpeza de descongelação.
A nossa primeira dica para aumentar o tempo de vida útil do seu equipamento de refrigeração comercial é simples: ler o Manual do Produto.
Nele, poderá recolher todas as informações necessárias para o bom funcionamento de seu equipamento.

Refrigeração estática ou ventilada?

Existem dois tipos de refrigeração em equipamentos de refrigeração comercial: a estática e a ventilada. Para a adequada conservação de alimentos e bebidas, é necessário entender qual o tipo de refrigeração ideal para o seu produto ou negócio e ainda o seu modo de funcionamento, pois essa tomada de decisão é fundamental para a garantia do melhor custo-benefício para o seu negócio.

Posso ultrapassar o limite de carga?

Ultrapassar o limite de carga (volume em litros) do equipamento vai exigir dele uma carga térmica (temperatura) para a qual ele não foi desenvolvido e afinado, forçando excessivamente o compressor e outros componentes, reduzindo desta forma, o tempo de vida útil das peças do seu equipamento, fundamentais para o bom funcionamento.

Como garantir a temperatura ideal no meu equipamento?

Outro ponto relevante para o bom funcionamento dos equipamentos de refrigeração é a temperatura.
Esta que vai garantir a qualidade do seu produto junto do seu cliente. Apresentamos abaixo, alguns fatores que ajuda-lo a garantir a temperatura ideal para seu produto:
  • temperatura ambiente (espaço é climatizado ou o equipamento tem incidência direta da luz do sol);
  • rotação diária de produto (esta prática visa garantir o acondicionamento dos produtos sempre com a temperatura certa);
  • tempo e quantidade de vezes, que a porta fica ou é aberta (abertura de porta é sinônimo de perda de temperatura);
  • húmidade relativa do ar.
Lembramos que os equipamentos de refrigeração comercial são desenvolvidos, no sentido de proporcionar uma elevada taxa de abertura de porta ou tampa, ao longo do dia.
No entanto, aberturas desnecessárias devem ser evitadas, fundamentalmente porque diminuem a eficiência do equipamento.
Todas estas notas fazem parte das boas práticas de uso.
Sugerimos, que leia com atenção as recomendações de uso e o manual de instruções, pois cada modelo de equipamento é único no seu conjunto de características.
Ao fazer isso, irá garantir que o equipamento dura mais tempo.

2. Instalação do equipamento no local correto

Pode parecer estranho, mas o local onde o equipamento se encontra aplicado, pode afeté-lo negativamente.
Este fenómeno, não raras vezes acontece, seja por questões de espaço na loja, descuido ou falta de informação.
É portanto fundamental analisar o ambiente envolvente ao equipamento, e garantir que este não se encontra próximo a fontes de calor, tais como: fornos, fogões, estufas, sob a incidência dos raios do sol, entre outros.
O equipamento deve ser instalado num local arejado e que facilite a ventilação do sistema de refrigeração (compressor). Por isso, deixe-o afastado das paredes nas laterais e nas traseiras, com a entrada e saída de ar livres, e com espaços entre outros equipamentos ou móveis.
O espaçamento ideal para cada equipamento pode ser encontrados no Manual do Produto.
Embora os equipamentos de refrigeração possuam materiais resistentes e robustos contra corrosão, em ambiente externo devem ser abrigados em um local coberto, seco e protegido, de modo a eviter a deterioração e encurtar o tempo de vida útil do produto. Sugerimos, também que,  verifique também se o piso é perfeitamente plano, pois um bom nivelamento também irá contribuir para o bom funcionamento de seu equipamento.

3. Manutenção preventiva regular

Da mesma forma que fazemos revisões, por exemplo, nos automóveis, também deveremos assumir a rotina da realização de manutenções preventivas regularmente, de modo a evitar mau funcionamento e uma maior durabilidade.

O meu equipamento tem uma camada de gelo no interior, o que faço agora?

Por vezes, poderá acumular-se gelo no interior dos equipamentos. Como o gelo é um isolante térmico, a acumulação de uma camada espessa (superior a 1cm) cria uma barreira contra o poder de frio do seu equipamento, reduzindo assim, a sua eficiência energética.
Portanto, é importante, quando verificar esta situação, que proceda a uma limpeza de descongelação (pode ver os passos a seguir, abaixo) ao seu equipamento, para que o mesmo possa voltar a suas características originais de funcionamento.
Caso não o faça, irá: gastar mais energia, reduzir seu poder de refrigeração, conservação ou congelação – colocando em risco a qualidade do armazenamento dos seus produtos.

Como faço uma limpeza de descongelação? (processo manual)

Nos equipamentos com o tipo de refrigeração estática, o processo de descongelação não é automático, pelo que necessita ser realizado sempre que a camada de gelo ultrapassar 1cm.
Para isso, siga os seguintes passo abaixo:
  1. Desligue o equipamento da tomada.
  2. Retire todos os alimentos de dentro de outro equipamento.
  3. Mantenha o equipamento aberto durante a descongelação.
  4. Utilize espátulas plásticas para raspar o gelo.
  5. Proceda à higienização, de seguida, volte a ligar o equipamento.

Como funciona a descongelação através do sistema Defrost? (processo semi-automático)

Em equipamentos com o sistema Defrost, a acumulação de gelo é muito menor.

Dica útil, a descongelação apenas necessita de ser feita, cerca de duas vezes ao ano, em média.

Para iniciar, basta acionar o botão para dar início ao processo. Esta ação provoca que o compressor desligue e religue ao final da descongelação.

Auto defrost

Nesse modelo de descongelação automática, simplesmente não deverá ocorrer a acumulação de gelo no interior do equipamento.
Existe um sistema de evaporador com circulação forçada de ar,  a água de descongelação é conduzida para um recipiente na parte inferior do equipamento, fazendo sua evaporação por condução de calor do compressor ou através da serpentina de aquecimento.

Limpeza em dia

A limpeza do seu equipamento de refrigeração deverá ser regular e com produtos de limpeza apropriados. Recomenda-se a higienização do equipamento de refrigeração comercial sempre que ocorrer a troca das mercadorias.
Como limpar o refrigerador adequadamente?
  • desligue o equipamento e retire todos os produtos do interior;
  • nunca utilize esponja de aço, escovas e materiais abrasivos;
  • o interior pode ser limpa com uma esponja macia ou pano humedecido em água morna, com detergente ou sabão neutro, e uma espátula de plástico para auxiliar;
  • após estes passos, enxague e seque bem com um pano limpo;
  • na parte traseira do equipamento, não utilize água, apenas espanador ou aspirador de pó.
Ao fazer isso,  evita que seu equipamento dê problemas associados a sujidade, assim como, também evita interferências na temperatura e desempenho.
Idealmente, deve manter o equipamento a funcionar 2 ou 4 horas antes de colocar os produtos e após a limpeza de uma descongelação.

4. Armazenamento correto dos produtos no interior do equipamento

Quando não se organiza corretamente os produtos dentro do equipamento, amontoando os mesmos, reduzimos a circulação do fluxo de ar e como consequência compromoter a capacidade de frio. Por outro lado, os produtos armazenados em embalagens inadequadas podem provocar fugas e vazamento de líquidos que podem atingir componentes mecânicos, colocando em risco o funcionamento do equipamento.
Misturar produtos de diferentes tipos (carne congelada e refrigerantes, por exemplo) também não deverá ser feito, na medida em que se tratam de dois produtos com necessidades de temperaturas diferentes. Sugerimos algumas notas, para o correto armazenamento de produtos:
  • respeitar o indicador de limite de carga;
  • organizar a disposição adequada dos produtos e evitar bloquear a circulação do ar frio;
  • nunca colocar alimentos aquecidos diretamente no equipamento, deixe-os arrefecer à temperatura ambiente;
  • nunca congele alimentos que já foram descongelados.

5. Conte com um especialista quando precisar de manutenção corretiva

Quando se trata de equipamento de refrigeração, além da manutenção preventiva, é fundamental contar com ajuda especializada para resolver quaisquer problemas que venham a surgir. Não é recomendado a intervenção no equipamento por parte de profissionais não qualificados.
Sempre que um equipamento se encontrar fora da garantia, continue a dar preferência a um profissional especializado e certificado pelo fabricante, pois recebeu formação técnica relativamente ao equipamento e poderá  oferecer-le a melhor solução.
Opte sempre por peças originais do fabricante. Além de manter a originalidade do produto, irá garantir o funcionamento adequado a 100%, dentro dos padrões esperados e por mais tempo.

No caso da FRICON, é oferecida garantia comercial a todos os equipamentos, através dos seus distribuidores oficiais, proporcionando toda a segurança ao consumidor em relação à substituição ou reparação de peças, com recurso a técnicos credenciados.

Fricon é referência no desenvolvimento de equipamentos de refrigeração

Agora que conhece a nossas 5 dicas essenciais para garantir o aumento da vida útil do seu equipamento de refrigeração, poderá colocá-las em prática e começar a poupar.

Caso pretenda conhecer algumas soluções de refrigeração desenvolvidas para impulsionar vendas poderá encontrá-las aqui.

2021-03-18T12:37:19+00:00 Jan 04, 2021|