fbpx

Sabe qual a temperatura ideal para refrigerar bebidas?

O Verão chegou e os dias quentes fazem-nos querer uma bebida bem fresca. Para tirar o melhor proveito, partilhamos consigo qual a temperatura ideal para refrigerar bebidas.

É muito simples: em primeiro lugar, o ideal é encontrar o equipamento de frio próprio para bebidas. Se ainda não tem o seu, a FRICON disponibiliza uma variada seleção:

Depois de encontrar o equipamento que corresponda às suas necessidades, apenas tem de saber a que temperatura deve manter as suas bebidas:

Cervejas

superbock

O tipo de cerveja influencia a que temperatura deve estar.
As cervejas mais elaboradas, mais amargas e fortes, devem manter-se de 8 a 12ºC. Aquelas mais refrescantes mas ainda com algum teor complexo, podem ser refrigeradas até 5 a 7ºC. Por fim, aquelas mais leves e com máximo de 5,5% de teor alcoólico podem ser mantidas de 2 a 4ºC.
Deve colocá-las fora das caixas ou embalagens e mantê-las em pé para uma maior circulação do ar frio.

Vinhos

cave de vinhos

Ao contrário da maioria das restantes bebidas, estes devem ser armazenados à temperatura ambiente média de 15ºC. Já o branco ou o rosé devem ser consumidos de 10 a 12ºC.

Importante notar que a refrigeração dos vinhos deve ser feita com as garrafas na horizontal, para que a rolha permaneça molhada, sem ressecar e sem fuga de oxigênio. Evite lugares húmidos, quentes e expostos ao sol.

Refrigerantes e Sumos

icetea

A temperatura ideal para refrigerar os refrigerantes e sumos é de cerca de 3ºC. Assim, poderá manter as bebidas frescas sem as congelar nem alterar as suas propriedades.

Dica: Não se esqueça de respeitar a capacidade de armazenamento de cada equipamento. Se excedermos a sua capacidade não haverá espaço suficiente para a devida circulação do ar, provocando um maior consumo energético e comprometendo a temperatura e refrigeração das bebidas.

2022-07-18T14:47:37+00:00 Jul 15, 2022|