fbpx

Diferença entre congelador e refrigerador?

Quando procura por um equipamento de frio para o seu negócio é importante ter atenção e compreender a diferença entre um congelador e refrigerador.

Neste artigo vai conseguir entender a diferença entre um congelador e refrigerador, assim como um conservador.

Cada um destes equipamentos tem formas de funcionar e propósitos diferentes que podem ou não ir ao encontro das suas necessidades. Antes de avançar com a compra de um equipamento de frio, perceba as diferenças.

 

Vamos começar por entender as diferenças entre o congelador e refrigerador.

Equipamentos de congelação (congelador)

Os equipamentos de congelação são desenvolvidos para receber produtos à temperatura ambiente e congelá-los rapidamente.

Por norma, congeladores são equipamentos domésticos, que servem para armazenamento de carnes, peixe, legumes e outros alimentos que estão no seu estado normal (ou seja, não congelado).

Idealmente, o range de temperatura destes equipamentos varia entre os -24ºC e os -16ºC.

 

Equipamentos de refrigeração (refrigerador)

Já os equipamentos de refrigeração são idealizados para receber alimentos ou bebidas e mantê-los frescos. E é facilmente percetível a diferença perante os outros, pois a temperatura deste tipo de soluções varia entre os 0ºC e os 8ºC.

Tecnicamente, os refrigeradores produzem frio positivo, pois estão acima dos 0ºC. Naturalmente, os consumos são inferiores aos restantes equipamentos, uma vez que requer menor esforço para atingir a temperatura ideal.

 

Agora que entendeu as diferenças entre congelador e refrigerador, entenderá que um conservador é também diferente destes dois anteriores.

Equipamentos de conservação (conservador)

Da mesma forma que os equipamentos de congelação, a temperatura dos conservadores varia entre os -24ºC e os -16ºC. No entanto, existe diferença na forma como deve utilizá-los.

Os equipamentos de conservação são concebidos para receber produtos já pré-congelados e mantê-los nessas mesmas condições de acordo com a temperatura de utilização do equipamento.

É o caso dos gelados, das ervilhas congeladas, carne e peixe pré-congelado, entre outros alimentos, que vê dentro das arcas horizontais dos supermercados quando lá vai.

Isto não quer dizer que, se colocar alimentos frescos num conservador, estes não fiquem congelados. Ficarão congelados, com certeza! No entanto, o conservador está à espera que coloque no seu interior apenas alimentos pré-congelados ou congelados.

 

Agora que esperamos ter compreendido a diferença entre congelador e refrigerador, partilhamos uma caso específico em que a conservação e a refrigeração se unem para criar um único produto. Poderemos chamar-lhe um 2-em-1!

Equipamentos bi-temperatura

No caso das soluções bi-temperatura, pode encontrar dois modos (conservador e refrigerador) no mesmo equipamento.

Tal como acontece com o nosso expositor vertical (DUO) onde é possível armazenar congelados ou gelados e bebidas ou alimentos frescos, simultaneamente, mantendo a máxima qualidade dos alimentos, devido à sua composição por duas portas.

2021-05-10T16:45:21+00:00 Abr 20, 2021|